Isto exemplifica o problema filosófico da identidade dos mutáveis, o qual resumo nos seguintes termos: Se as entidades são caracterizadas, identificadas e definidas por meio de sua composição e seus atributos, como é possível caracterizar, identificar e definir aquilo cuja composição e atributos são alterados ao passar do tempo?
Eu, como todos os seres vivos, sou um caso particular deste problema. Mais da metade da minha massa corporal é água, a qual perco e reponho todo dia. Eu corto unhas e o cabelo. Perco e ganho peso. Células de várias partes do meu corpo morrem e dão lugar a novas. É possível que hoje não haja um só átomo no meu corpo que havia no dia do meu nascimento.
O problema não é menos complicado sob o aspecto psicológico. Ao longo da minha vida adquiri e perdi memórias, hábitos, traços de personalidade etc.
Dentre as diversas soluções propostas a este problema, gostaria de mencionar duas. A primeira chamo de antimaterialista, a qual é resumível no argumento: Restringindo-se apenas a conceitos materialistas é impossível me identificar, definir ou me caracterizar. Oras, eu sou identificável, definível e caracterizável. Portanto deve haver algo além do denotado pelos conceitos materialistas, ou seja, a realidade não se resume à matéria.
A segunda abordagem, a qual não chamo por algum nome específico, não apenas rejeita a segunda premissa do argumento antimaterialista, como chega a uma conclusão contraditória a esta. Eis seu argumento: É impossível me identificar, definir ou me caracterizar, quer seja por meio de conceitos materialistas, quer seja por conceitos psicológicos (ou ambos). Portanto sou inidentificável, indefinível e incaracterizável.
Eu diria que pertenço ao conjunto dos indivíduos que aceitam esta solução, não fosse pela dificuldade inerente em identificar como elemento de um certo conjunto algo que é inidentificável, indefinível e incaracterizável.
Autor: Dante Cardoso Pinto de Almeida
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